3D · Aplicativos · Dicas & Tutoriais · Linux

Visualizando arquivos 3D no Linux com MadView3D

O Windows 10 já vem nativamente com o Visualizador 3D (3D Viewer), o que permite que, com um duplo-clique, consigamos ver um arquivo de objeto 3D, como OBJ ou STL.

Versões Linux como Ubuntu ou Mint infelizmente não vêm com tal recurso nativo. Era preciso lançar mão de um sofware CAD completo como o Blender e fazer a importação. Ou usar o MeshLab e similares, o que não é muito apropriado para isso.

Entretanto, no início de 2018 um desenvolvedor começou um projeto para preencher essa lacuna. O software chama-se MadView3D.

Instalando e usando o MadView3D

Para instalar no Linux, basta baixar o ZIP disponibilizado para download e executar o arquivo chamado MadView3D que ele abrirá. Para o sistema do pinguim só há a versão 64-bit disponível.

O MadView3D suporta um vasta gama de formatos 3D, tais como:

*.3d;*.3ds;*.3mf;*.ac;*.ac3d;*.acc;*.amf;*.ase;*.ask;*.assbin;*.b3d;*.blend;*.bvh;*.cob;*.csm;*.dae;*.dxf;*.enff;*.fbx;*.glb;*.gltf;*.hmp;*.ifc;*.ifczip;*.irr;*.irrmesh;*.lwo;*.lws;*.lxo;*.md2;*.md3;*.md5anim;*.md5camera;*.md5mesh;*.mdc;*.mdl;*.mesh;*.mesh.xml;*.mot;*.ms3d;*.ndo;*.nff;*.obj;*.off;*.ogex;*.pk3;*.ply;*.pmx;*.prj;*.q3o;*.q3s;*.raw;*.scn;*.sib;*.smd;*.stl;*.stp;*.ter;*.uc;*.vta;*.x;*.x3d;*.x3db;*.xgl;*.xml;*.zgl

Ou seja, os principais. 🙂

Você pode ver mais detalhes sobre o programa aqui. (em inglês)

No meu uso cotidiano ele tem quebrado o galho. No entanto, ainda precisa de melhoramentos: tentei criar uma entrada no menu do meu Mint 19.1 de atalho, porém assim ele não funciona. Só na base do duplo-clique. Porém, uma vez aberto, basta arrastar e soltar (drag-and-drop) para dentro do aplicativo o arquivo que você quer ver que ele abrirá. Mesmo assim, ainda é uma solução bem mais prática do que ter que recorrer ao Blender.

E é isso. #FicaADica e até a próxima.


Curtiu? Então aperte o botão:
LEIA TAMBÉM  Link Building: como ele pode aumentar os acessos ao seu site