Dicas & Tutoriais · Games · Unity

Unity no Linux: solucionando o problema de abrir arquivos no MonoDevelop

Quem se aventura experimenta a usar a engine de games Unity no Linux (seja Ubuntu ou Linux Mint) pode ter se deparado com o problema de instalar tudo certinho, porém ao tentar editar os scripts C# o MonoDevelop não abre. Você clica no menu de contexto do componente do gameobject, seleciona “Edit Script…” e a IDE, que deveria abrir o script não abre – não dá mensagem de erro, nem nada.

Fuçando na internet encontrei a resolução do problema. Foi um pouco difícil, uma vez que usar essa engine de jogos no Linux é pouco comum. Até porque a própria empresa que desenvolve a Unity não está focada na plataforma Linux, mas sim Windows e Mac OS X, sendo que a versão para o sistema do pinguim não passar de uma versão beta, com restrições.

Tentei outras soluções, como baixar uma versão do MonoDevelop via flatpak. Porém, não consegui localizar a pasta da instalação para poder apontar.

Depois de um tempo, graças à uma alma iluminada, consegui resolver o problema. Abaixo transcrevo a solução:

Solução do problema de o MonoDevelop não iniciar a partir do Unity (Linux):

  • No Unity vá até Edit / Preferences
  • Selecione External Tools
  • Em External Script Editor selecione “Browse…”
  • Vá até a sua pasta de instalação da Unity (a minha é /opt/Unity) e então selecione o arquivo “monodevelop” em [Seu caminho da instalação Unity]/MonoDevelop/bin
  • Feche Unity Preferences
  • Pronto, pode começar o trabalho!

Para mim funcionou. Uso Linux Mint, mas acredito que funcionará para usuários de outras distros.

De fato, o MonoDevelop não chega aos pés do Visual Studio disponível no Windows, mas ele avançou muito ao longo do tempo, e acho que vale a tentativa. Espero que a solução ajude alguém como me ajudou. 🙂


 

Curtiu? Então aperte o botão:
Tagged: , , , , , ,