Blender · Blog · Dicas & Tutoriais · Unity

Reduzindo polígonos de personagem do Daz Studio usando Blender

Criando personagens no DAZ Studio para uso em games - com auxílio do Blender

Quem é developer e já deve ter experimentado criar personagens para games sabe como é difícil escultura 3D, ou mesmo modelagem.

Uma alternativa é usar softwares que nos permitem criar personagens a partir de algumas bibliotecas já pré-definidas (não só de anatomia, mas de roupas e poses também). Dentre esses softwares existentes no mercado podemos destacar dois: o Poser e o DAZ Studio.

No entanto, um personagem gerado num desses softwares facilmente atinge um alto número de polígonos. Um simples personagem gerado no DAZ Studio a partir da biblioteca Genesis facilmente passa dos 130 mil triângulos, sem roupa e cabelo, mesmo exportando em baixa resolução de detalhes, o que atrapalha o uso em games. Para tal modelo, há duas opções: fazer a retopologia do personagem num software 3D externo, ou então aplicar um algoritmo de decimation, que seria uma redução forçada de polígonos (e que foi a que usei).

Neste tutorial simples vou enfatizar como consegui utilizar o DAZ Studio, que é gratuito, para criar personagens e colocá-lo em um projeto da game engine Unity, usando o Blender para fazer a redução de polígonos.

Mãos à obra:

  1. Instale o DAZ3D. É preciso fazer uma conta (grátis).
  2. (Se for a primeira vez que você usa o DAZ3D vale lembrar que é preciso baixar algumas bibliotecas gratuitas, para ter alguns elementos de base. Para tal, execute o Daz Install Manager e baixe tudo o que já estiver disponível)
  3. Execute o DAZ Studio.
  4. Vamos de personagem básico. No menu lateral esquerdo, vá em Figures | Genesis 8 Basic Male. Dê duplo clique nessa opção para que o personagem seja carregado na tela:

    DAZ Studio
    DAZ Studio com o personagem inserido.
  5. Com o modelo selecionado, vá na guia lateral direita Parameters e selecione a opção Mesh Resolution. Na opção que aparecer, altere Resolution Level para Base (imagem abaixo). Isso já vai nos ajudar na redução de polígonos na hora de exportar:

    Alterando o Resolution Level para Base
    Alterando o Resolution Level para Base

     

  6. Agora vamos exportar esse modelo para um formato que o Blender aceite. No caso usaremos formato OBJ. Ainda no DAZ, vá em File | Export. Selecione o local e nome do arquivo. Na janela que aparecer, podemos optar por Bryce como destino – ele já funcionará bem para nós no Blender:
    Exportando nosso modelo do DAZ Studio para um arquivo OBJ
    Exportando nosso modelo do DAZ Studio para um arquivo OBJ

     

  7. Agora, abrimos o Blender. Importamos o arquivo OBJ via File | Import | Wavefront (.obj). Na janela que aparece, selecionamos o arquivo e marcamos as opções Keep Vert Order, com a opção “Poly Groups” ticada:

    Importando o OBJ no Blender e selecionando as opções de importação.
    Importando o OBJ no Blender e selecionando as opções de importação.
  8. O meu personagem apenas veio com 33 mil triângulos. Se vierem partes separadas (como roupas) é o caso de você juntar todas as malhas (“join”), selecionando elas e executando Ctrl + J (ou apertando espaço e buscar pela opção Join). Feito isso e ainda com o objeto selecionado, entre no Edit Mode (tecla Tab) e selecione todos os vértices (apertando a tecla A). Daí, aperte a tecla Espaço e busque pela opção Remove Doubles. Essa opção é para remover vértices duplicados, caso muito comum quanto juntamos meshes:

    Removendo vértices duplicados (com a mesma posição) no Blender
    Removendo vértices duplicados (com a mesma posição) no Blender

     

  9. Agora aplicamos o modicador Decimate. Aperte Tab novamente para sair do modo Edit Mode e ir para o Object Mode. Ainda com o objeto selecionado, vá na guia Modifiers (ícone de chave de fenda, na aba à direita), opte por Add Modifier e busque por Decimate. Vou aplicar uma redução de 50% (metade) no número de triângulos do objeto – para isso, altero a opção Ratio para 0.5 e dou Enter. Clico em Apply para aplicar:
    Aplicando o Decimate no Blender, redução de 50% no número de polígonos.
    Aplicando o Decimate no Blender, redução de 50% no número de polígonos.

     

  10.  E pronto. Agora tenho uma malha com um número bem menor de triângulos: um pouco mais de 16 mil.

E é isso. Agora já podemos usar o DAZ Studio no nosso fluxo de trabalho de um game. Já podemos exportar para outro formato inclusive (como FBX) e levar para uma game engine como a Unity.

É claro, também, que é um método bem simples. Vale lembrar que a própria Daz3D disponibiliza uma ferramenta comercial. Que é, entretanto, cara para nós, dado o valor do dólar no momento em que escrevo (R$ 3,73). Daí uma opção gratuita vem a calhar, não é mesmo? 😉

Nosso "Adão" inserido num projeto do Unity. Agora só falta a Eva. :D
Nosso “Adão” inserido num projeto do Unity. Agora só falta a Eva. 😀

Espero que seja útil para alguém. Abraços 🙂

Curtiu? Então aperte o botão:
LEIA TAMBÉM  Sim, é possível viver de games