Blog · Dicas & Tutoriais · Linux

Como abrir o navegador Opera no Linux Mint sempre maximizado

Opera, também conhecido como o melhor navegador que ninguém usa, também tem uma versão para Linux. No entanto, quem tenta usar o browser num sistema como o Linux Mint ou Ubuntu logo se depara que ele não salva o tamanho da janela como da última vez em que foi utilizado, sempre abrindo na mesmo tamanho pequeno default.

Eu, pessoalmente, prefiro ele sempre maximizado. E acredito que 99% do público também. Nesse simples tutorial explico como obter a janela do Opera sempre maximizada ao se iniciar ele:

  1. Abra um terminal e acesse a pasta applications, que é onde ficam os itens de entrada do menu do Linux Mint:

    cd /usr/share/applications/

  2. Ainda no terminal, edite o arquivo opera.desktop, via comando abaixo (se você não tiver o gedit instalado, tente substituir por xed no seu LM):

    sudo gedit opera.desktop

  3. Com o arquivo aberto, adicione o valor --start-maximized=true em cada linha que comece com “Exec”. Abaixo, o exemplo do meu opera.desktop (em versão resumida):

    [Desktop Entry]
    Version=1.0
    Name=Opera
    GenericName=Web browser
    Comment=Fast and secure web browser
    TryExec=opera
    Exec=opera %U --start-maximized=true
    ...

  4. Feche o arquivo e teste abrindo uma nova instância do Opera.


O Opera é realmente um bom navegador. Sinto falta de muitos recursos que há no Chrome, como busca dentro de um site específico a partir da barra de endereço (pressionando Tab), por exemplo, além da sincronização não ser tão completa. No entanto, vem com bloqueador de anúncios embutido, VPN em modo privado, além de WhatsApp e Messenger na barra lateral esquerda, o que acho muito legal. Enfim, vale a experiência, sobretudo se você está cansado de ser seguido pelas Big Techs.

Curtiu? Então aperte o botão:
LEIA TAMBÉM  Grungismo