Desenvolvimento · Dicas & Tutoriais

Desenvolvendo em linguagem C no Linux com Visual Studio Code – fácil e rápido

Recentemente voltei a estudar a linguagem C com o intuito de melhorar minha relação com o Arduino (que usa C).

No entanto, como uso Linux Mint, não tenho à mão as mesmas IDEs que estão disponíveis no Windows. E também não queria recorrer à uma das ótimas IDEs pagas/trials, como a CLion, uma vez que minha finalidade era apenas para estudos – nada pesado. Então experimentei usar o Visual Studio Code.

Aqui explico como preparar o Code para essa finalidade, de um jeito prático e rápido. Estou enfocando aqui em distros baseadas no Debian (Ubuntu, Mint, etc). Para outras distros o diferencial será a instalação de dependências (uma vez que o apt está disponível em distros baseadas no Debian).

Baixando pacotes

Primeiro é preciso baixar algumas dependências, no caso o compilador gcc e também o Binutils (GNU assembler e linker). O básico, para começar.

Você pode checar se eles estão em sua máquina através destes comandos (abra um terminal para tal):

gcc -v

Para ver se o gcc já está na máquina, e

ld -v

para o Binultils. Se tudo estiver OK, pule para a próxima seção. Se não estiverem instalados, instale (Debian/Ubuntu/Mint) via

sudo apt install build-essential

Que, além de instalar o gcc, instalará outros itens como o g++.

Instalando extensões para o Visual Studio Code

Agora a parte mais relevante: Instalando duas extensões já podemos rodar códigos em C. Uma delas é o C/C++ (oficial da Microsoft, mantenedora do projeto VS Code) e outra – e que facilitará muito o ato de rodar os códigos – é o Code Runner.

Para instalar de dentro do Code, basta abrir a aba Extensions (ou Ctrl+Shift+X) e procurar pelo nome. Encontrando, clique em Install, e depois Reload, para recarregar o Code e validar as alterações.

LEIA TAMBÉM  Detectando quais teclas estão pressionadas em ActionScript 3

Feito isso, você já pode criar um arquivo .c e escrever seu código. Para executar, usamos o botão Play no topo (relativo ao Code Runner), que fica no canto superior direito (um atalho para ele é o Ctrl+Alt+N):

Localização do
Localização do “Play” (em vermelho)

E o resultado do seu algoritmo aparecerá na guia inferior da janela (seção OUTPUT).

(Obs.: este método via Code Runner não é totalmente eficaz, uma vez que o programa rodando no OUTPUT não lê entrada do usuário via teclado. Para isso, é preciso usar o método tradicional, via Terminal)

😉


Curtiu? Então aperte o botão: