3D · Dicas & Tutoriais · Software · Web

Tinkercad – enfim um programa 3D fácil de usar

Quem já experimentou softwares 3D – seja o AutoCAD, o Maya, 3ds Max ou até mesmo meu conhecido Blender3D – sabe que, para conseguir fazer até as mais simples formas é um trabalho complicado. Se não é o ambiente inóspito de um AutoCAD ou a insanidade de atalhos do Blender, aprender um programa de 3D/CAD pedia muito tempo e paciência.

Ou era necessário, até inventarem o Tinkercad! 😀

Para quem está acostumado com a deficiente usabilidade do Blender, o Tinkercad é uma pá de cal. Em poucos minutos se aprende a usar o programa. Ele roda diretamente dos browsers Firefox e Chrome, não necessitando instalação, com lições passo a passo (em inglês) no próprio site.

E assim se faz, em dois tempos, objetos com furos, letras, entre outros objetos. Não precisando estudar muito para se desenhar objetos legais. Nesses tempos de impressoras 3D o Tinkercad cai como uma luva.


Atualização 19/01/2019: agora o Tinkercad contém um novo recurso. É o de criar circuitos e protótipos, usando Arduino e seus componentes.

O site é quase um spin-off do serviço principal e está disponível em https://www.tinkercad.com/circuits. Se você ainda não tem disponível um kit Arduino para poder brincar e fazer simulações, o serviço é uma boa.

Screenshot de Tinkercad Circuits
Screenshot de Tinkercad Circuits

Curtiu? Então aperte o botão:
LEIA TAMBÉM  Usando o Inkscape como Level Editor