Projetos · Tecnologia · Web

CitZilla lançado

CitZilla - primeiro logotipo

Lancei, no último dia 16 de maio, o site CitZilla.

O projeto tem como finalidade agrupar cupons de desconto, promoções e similares, mostrando ele a partir de um mapa baseado na localização do usuário (usando geolocalização).

No momento ele está voltado ao público americano. Então, acessando aqui do Brasil, você não verá de cara promoções por perto. Só acessando por cidades, no rodapé da página.

Ainda está em versão beta, como se vê no logo. Confesso que não caprichei muito em aspectos visuais ainda, pois o lado backend do projeto me tomou enorme tempo – mais precisamente cerca de 5 meses (!).

O começo…

Tudo começou ano passado. Eu abri mão de usar WordPress para usar um framework PHP (escolhi o Phalcon) e banco de dados MongoDB. A ideia era lançar um buscador de produtos em lojas virtuais, focado em vestuário. Depois de 2 meses desencanei do projeto, devido à complexidades em obter produtos e falta de conhecimento em web scraping.

Eu já tinha a ideia de negócio de mostrar ao usuário, usando API e mapa, o que acontecia ou eventos que iriam acontecer por perto, dentro de determinados prazos de tempo.

CitZilla - eventos e promoções Nova York New York
Screenshot do site CitZilla, exibindo promoções em Nova York: https://citzilla.com/city/New%20York

Meu foco principal era consumir a API disponibilizada pelo Facebook Developers, e puxar eventos em algumas cidades. Em segundo plano os cupons de desconto e notícias. Porém, com o escândalo da Cambridge Analytica, o Facebook restringiu o seu acesso a dados por terceiros, e não conseguia mais puxar essas informações. O jeito foi direcionar aos cupons de desconto – o que em parte talvez se reflita em vantagem, uma vez que o Groupon, por exemplo, tem políticas de afiliados.

E então, atualmente estou consumindo apenas informações do Groupon. Pretendo buscar mais fontes e também continuar aprimorando o projeto, com mais funcionalidades – tem chão.

Nome, logotipo, cores…

O frontend foi feito usando Bootstrap 4, com um tema do Bootswatch. O nome foi muito difícil de se criar: entendo que não ficou de todo bom, mas como a maioria das minhas ideias já haviam sido registradas, então botei CitZilla.

O logotipo também foi feito com pouca inspiração. Eu havia entendido que tinha passado muito tempo desenvolvendo o projeto e precisava colocar logo no ar. Daí foi que foi…

Enfim, cheguei ao ponto 1.0 da coisa toda. Agora vou trabalhar na divulgação dele: comprar anúncios, SEO, SEM, linkbuilding… Divulgar, divulgar e divulgar… Ou investir em “tração”, como se diz na cultura de startups.

Vamos ver se há demanda para esse tipo de ideia.

Por hora é isso. Me alonguei demais. Sinta-se a vontade e deixe nos comentários o que você achou.

Best regards, 🙂

Fran

Curtiu? Então aperte o botão:
Tagged: , ,