Blog · Projetos

Post4Fun!, um jeito de se criar posts chamativos na internet

Post4Fun!

Lancei ontem. Ainda está em desenvolvimento, é verdade. Vou adicionar mais recursos. Mas já dá para usar: Post4Fun!

É um jeito diferente de se criar posts para se compartilhar no Facebook ou Twitter, sem limite de caracteres, com fontes e cores diferentes. Também dá para usar para outros propósitos – a imagem de destaque deste post foi feito através da ferramenta. 🙂

Ele é basicamente isso. A ideia é ser simples e um pouco divertido, bem para distrair. Sem grandes pretensões.

Vou dividir este texto em duas seções, uma sobre o projeto (para usuários em geral) e outra sobre o desenvolvimento dele, para os “nerds”.

Como funciona, o que é e recursos

Você vai na página de criar post e simplesmente digita o texto que deseja publicar. Você pode escolher entre algumas fontes, cores de fundo e bordas. O resultado é uma página com a imagem, que você pode salvar ou compartilhar. Não é preciso login para usar.

A ideia do Post4Fun! é, principalmente, ver se há demanda para esse tipo de ferramenta. Se há usuários interessados para criar posts, simplesmente por diversão ou se é algo que pode ser interessante para alguém, como um quebra-galho (para ajudar a ilustrar artigos de blogs e tem pressa, entre outros).

O P4F! tem recursos bem básicos ainda. Eu desenvolvi na semana passada, durante uns quatro dias da semana. A medida que for ter crescimento e uma base maior de usuários eu irei atualizando e incrementando com novos recursos. A ideia é deixar em versão beta permanente, por assim dizer.

Desenvolvimento

Usei WordPress como CMS. A parte de geração de imagem (página Create Post) desenvolvi, usando a biblioteca PixiJS, a fim de gerar a imagem com texto e desenhos. A biblioteca me ajudou muito: muito completa e fácil de se usar. Tem boa perfomance também, uma vez que usa WebGL para gerar os gráficos. Através dela crio o painel onde o usuário pode “desenhar” o post. Feito, submeto os dados para o servidor Web, que salva um post do WordPress e a imagem em formato PNG.

LEIA TAMBÉM  Em breve, novas!

O site está hospedado num ambiente cloud da Vultr. Não tive grandes dificuldades para botar o servidor para funcionar.

A Vultr me deu várias opções de máquina para lançar. Desde sistemas “pelados” como o Debian e CentOS, até aplicações já prontas, como ambiente LEMP (que optei), além de opções ainda mais “prontas”, como WordPress e Magento.

Apontar o domínio via configuração de DNS foi mais fácil do que se fosse na AWS, o outro servidor cloud com o qual já tive uma experiência. Na Amazon você tinha que usar o Route53, que, não duvido, terá suas vantagens. Mas na Vultr foi fácil como apontar para uma empresa de hospedagem que já vem com tudo pronto. Bastou inserir os dados necessários na empresa registradora, depois atrelar ao Vultr e, minutos depois, voilá, estava no ar.

Confesso que minha primeira opção de servidor cloud seria a DigitalOcean. Porém, analisando benchmarks e preços na internet, conheci a Vultr e fui por ela. Até agora estou satisfeito: a experiência tem sido boa.


É isso! Experimentem lá o Post4Fun! Todo feedback é bem-vindo.

Mais novidades, aviso em breve. Pretendo, com o tempo, relatar experiências envolvendo o projeto, como estatísticas de acessos, mudanças na ferramenta e resultados. Publicarei tudo por aqui.

 

Curtiu? Então aperte o botão:
Tagged: , , , , , ,