Opinião

O novo Flash Player vem aí, e muito melhor

Depois de ser acusado de lento, parece que a Adobe resolveu se mexer. Uma nova versão do Flash Player, ainda a ser lançada (versão 10.1 – Release), promete usar bem a placa de vídeo para geração dos gráficos (caso queira fazer o download para testar clique aqui). Isto significa que agora gráficos em 3D e em HD podem ser rodados com melhor desempenho.

Instalei para testar. Meu micro é um Celeron 1.6 com 1GB de RAM, e placa de vídeo GeForce com 256MB. Sim: preciso, e quero colocar um processador melhor, mas estou com uma má vontade “duca”, e não uso tanto 3D, por isso a placa de vídeo um tanto limitada.Enfim, plugin instalado, fui rodar umas animações um tanto pesadas; mais precisamente, algumas que usam a biblioteca Sandy 3D. Rodei duas que pesavam usando uma versão anterior do Flash Player, mais precisamente a das naves e do chinesinho.

Ao rodar estas animações notei uma certa melhora no desempenho. Antes, elas ficavam muito lentas na execução de certas partes mais pesadas; testando com a versão 10.1, notei que, apesar de ainda estar massacrando um pouco o processador, as animações rodaram com um pouco mais de fluidez. Esta animação com este bonequinho ficava uma carroça no meu PC; com o novo plugin, a animação transcorre com naturalidade.

Isto é bom pelo motivo de que, antes de serem padronizados recursos como o WebGL (para criação de gráficos 3D na Web de maneira aberta) e estarem disponíveis as maravilhas do HTML 5 em todos os navegadores (como o Internet Explorer), já será possível a criação de gráficos de alta qualidade na Web, adiantando um pouco as coisas. O HTML 5 é promissor, porém as coisas ainda não estão bem regularizadas. Ainda é preciso usar o Flash para fazer animações rodarem no IE versão 8 e 7 (e, pelo jeito, na versão 9 também, pois só marca 55 pontos no Acid3, então, sem comentários…).

LEIA TAMBÉM  Meu ambiente de trabalho em 7 itens

Enfim, é para se comemorar. Saltos de qualidade são sempre bem-vindos.

Curtiu? Então aperte o botão: