Blog · Desenvolvimento · Tecnologia · Trabalho · Web

O desenvolvimento Web está morrendo?

O desenvolvimento Web está morrendo?

Tradução livre de artigo escrito por Richard Gall e publicado em:
https://hub.packtpub.com/is-web-development-dying/


Não é difícil encontrar pessoas perguntando se o desenvolvimento da web está morrendo. Uma pesquisa rápida gera perguntas no Quora, no Reddit e em outros fóruns. “O desenvolvimento web é uma profissão agonizante ou só tem um cheiro engraçado?”, pergunta um usuário do Reddit. Os suspeitos usuais no mundo do conteúdo (Forbes et al) responderam com seus próprios takes e pensam sobre se o desenvolvimento da web está morto. E por que eles, e não eu, por exemplo, nunca perderia a oportunidade de escrever algo com uma manchete estranha e provocativa de cliques. Então, o desenvolvimento web está morrendo ou simplesmente muito mal?

Por que as pessoas acham que o desenvolvimento da web está morrendo?

A questão pode parecer um pouco exagerada, mas há boas razões para as pessoas fazerem a pergunta. Uma razão é que conseguir um site nunca foi tão fácil ou barato. Pense nisso: se você deseja criar um site de conteúdo, não é preciso muito para criar um com o WordPress. Você mal precisa ser tecnicamente alfabetizado, muito menos um desenvolvedor. Da mesma forma, se você quiser uma loja de comércio eletrônico, há muitas soluções prontas que permitem que as pessoas comecem a administrar um negócio on-line com muito pouco trabalho.

Mesmo se você quiser uma solução personalizada, agora você pode fazer isso muito mais barato. Nos fóruns do Treehouse, um usuário comenta que graças a sites como o SquareSpace as empresas agora podem comprar um site por menos de £ 100 (cerca de R$ 494). O comentarista observa que enquanto ele normalmente cobrava cerca de £ 3.000 (cerca de R$ 14.827) por uma construção completa do site, os clientes em potencial estão voltando confusos sobre o motivo pelo qual ele pensaria que gastaria tanto quando eles poderiam obter o mesmo resultado por uma fração desse preço.

De uma perspectiva profissional, esse tipo de evidência anedótica indica que está se tornando cada vez mais difícil ter sucesso no desenvolvimento da web. Por toda a conversa sobre “aprender a codificar” e a economia digital, talvez a criação de websites não seja a melhor área para se entrar.

O desenvolvimento da Web está ficando mais fácil

Quando as pessoas dizem que o desenvolvimento da web está morrendo, elas podem estar dizendo que não há mais dinheiro. Se freelancers estão lutando para cobrar as taxas que eles costumavam, é porque há alguém lá fora que vai fazê-lo por muito menos dinheiro.

A razão para isso é que não há uma nova geração de desenvolvedores da Web capaz de subsistir com uma quantia insignificante de dinheiro. Está ficando muito mais fácil. Além de soluções como WordPress e Shopify, a tarefa de construir sites a partir do zero é agora mais fácil do que nunca.

Os templates estão matando o desenvolvimento da web?

Os templates facilitam tudo para desenvolvedores e designers da web. Por que você quer fazer muito mais do que arrastar e soltar templates se puder? Se o resultado parece bom e resolve, então por que gastar mais tempo fazendo? Quanto mais você fizer para si mesmo mais você provavelmente quebrará as coisas. E quanto mais você quebra as coisas mais você precisa consertar.

Naturalmente, os templates estão reduzindo a barreira para a entrada no desenvolvimento e design da web. E embora não devamos ser preciosos sobre os novos desenvolvedores da Web que entram no setor, é compreensível que muitos desenvolvedores experientes da Web estejam preocupados com o futuro.

A partir dessa perspectiva, os templates não estão matando o desenvolvimento da Web, mas estão mudando a aparência da profissão. E sem querer soar eufemismo, isso é um desafio e uma oportunidade para todos no desenvolvimento web. Se você é experiente ou novo no setor, essas mudanças significam que as pessoas precisarão se adaptar.

O desenvolvimento da Web não está morrendo: está se fragmentando

A forma como os desenvolvedores da Web terão que se adaptar é escolher o caminho que desejam seguir em sua carreira. Desenvolvimento web como sempre soubemos, talvez bem e verdadeiramente morto. Em vez disso, está se fragmentando em áreas especializadas; design por um lado, e full-stack por outro.

Isso significa que seu conjunto de habilidades precisa ser único. Em um mundo onde a construção de websites requer pouca habilidade ou conhecimento técnico, a expertise específica é vital. Isso é algo que o jornalista Andrew Pierno observou em um post no Medium. Pierno escreve:

…estamos em um cenário em que o desenvolvedor web não tem mais o conjunto de habilidades para criar esse diferenciador interessante, principalmente se o principal valor é em torno de A.I., machine learning, AR, VR, blockchain etc.

Construir websites não é mais notável – como vimos, as pessoas que podem fazer isso são onipresentes. Mas construir uma aplicação nativa… isso não é tão fácil. Criar um aplicativo para dispositivos móveis que use a visão computacional para compará-lo a pinturas da Renascença – isso é ainda mais difícil de fazer. Esses são os tipos de coisas que serão valiosas – e esses são os tipos de coisas que os desenvolvedores Web precisarão aprender como fazer.

LEIA TAMBÉM  Review do tablet Ainol Novo II Hero

Desenvolvimento de full-stack e a expansão do conjunto de habilidades do desenvolvedor

Em seu artigo, Pierno argumenta que o escopo do papel dos desenvolvedores da web está diminuindo. No entanto, não acho que esteja certo. Sim, pode estar se fragmentando, mas o escopo, digamos, do desenvolvimento full-stack, é enorme. Na verdade, os desenvolvedores full-stack precisam conhecer uma enorme variedade de tecnologias e ferramentas. Se eles quiserem se diferenciar no mercado de trabalho, como Pierno sugere, eles precisam conhecer o machine learning, eles precisam conhecer dispositivos mobile, bancos de dados e talvez até mesmo Blockchain.

Dessa perspectiva, não é difícil ver como a parte “web” do desenvolvimento Web pode estar morrendo. Até certo ponto, à medida que a web se torna mais onipresente e menos “espaço” rarefeito na vida das pessoas, mais precisamos detalhar os modos como utilizamos as tecnologias em torno dela.

O declínio do desenvolvimento da Web é a ascensão do design

Se o desenvolvimento web como disciplina está morrendo, isso só tornará o design mais importante. Se, como vimos anteriormente, a construção de sites vai se tornar gratuita para todos, para qualquer pessoa que tenha conexão com a Internet, e confiança, padrões e qualidade suficientes podem começar a cair. Isso significa que o valor de alguém que entende um bom design será maior do que nunca. Como um desenvolvedor da Web, você pode desaparecer no meio de todos os outros que estão por aí. Mas se você se apresentar como designer, alguém que entende implicitamente os meandros da interface do usuário e do UX, você imediatamente começa a parecer um pouco diferente.

Pense nisso como uma lanchonete – qualquer um pode começar a fazer sanduíches. Mas, para fazer uma grande lanchonete, do tipo que ganha prêmios e do tipo que as pessoas querem mostrar no Instagram isso requer atenção extra aos detalhes. Exige mais habilidade e mais consciência culinária.

Talvez o desenvolvimento web esteja morrendo, mas talvez precise mudar

Claramente, o que chamamos de desenvolvimento web é muito diferente em 2018 do que era há 5 anos atrás. Há um grande número de razões para isso, mas talvez o mais importante seja o fato de não fazer mais sentido falar sobre “a web”.

Porque “a web” é agora um conceito ultrapassado, talvez o desenvolvimento web precise morrer. Talvez estejamos segurando algo que só vai jogar nas mãos de um design ruim e de um software de baixa qualidade. Pode até mesmo danificar as carreiras de engenheiros da computação e designers talentosos.

Você pode fazer uma boa comparação entre “a web” e “big data”. Até mesmo a leitura dessas palavras parece estranhamente desatualizada hoje, mas elas ainda estão no centro do cenário tecnológico. Big data, por exemplo, está em toda parte – é difícil imaginar nossas vidas fora dela, mas não faz sentido falar sobre isso de forma abstrata. Em vez disso, o interessante é como isso é aplicado, como os engenheiros tornam os dados acessíveis, utilizáveis e seguros.

O mesmo acontece com a web. Não está morto, mas certamente assumiu uma forma ligeiramente diferente. E o desenvolvimento web pode estar morrendo, mas o mundo sempre precisará de desenvolvedores e designers. É simplesmente hora de se adaptar.


Curtiu? Então aperte o botão:
Tagged: , , , , ,