Opinião

Meu ambiente de trabalho em 7 itens

Recebi do Goncin (@g0nc1n) a pendência de criar uma postagem acerca de sete itens que uso no meu ambiente de trabalho (voltado ao desenvolvimento Web).

A ideia é fazer um meme a respeito disso. Neste post do blog do Goncin você vê alguns que já entraram na brincadeira e outros que ainda foram indicados (como eu) para entrar no meme.

Como não quero quebrar a corrente, e não quero usar muitas palavras, tentarei ser o mais breve possível. Aí vai:

1- FlashDevelop

 É o que mais uso para programar os meus sites no Flash. Seu auto-complete é extremamente ágil, é possível editar arquivos AS3, AS2, XML, HTML e PHP, e compilar facilmente projetos simples em conjunto com o Flex SDK – dispensando, assim, precisar abrir o Adobe Flash. Recomendo para quem precisa programar ActionScript.

2- PSPad

Este conheci por indicação. Quando precisava lidar com várias coisas, como HTML, XML, CSS, JavaScript, jQuery e PHP (ufa), recorria ao versátil, porém pesadão, Aptana Studio. Substitui pelo PSPad, que é um editor “coringa”: leve, rápido e freeware, permite editar nessas linguagens e em várias outras. Uso ele com bastante frequência. Vale conhecer.

4- Adobe Flash CS5

Claro, se eu disse que trabalho com Flash era óbvio que este programa estaria na lista. Apesar de o pessoal descer a lenha no programa (inclusive eu) o uso de Flash na Web ainda será necessário por um bom tempo. Apesar de tudo, ele tem várias vantagens: é relativamente fácil desenhar os sites e animar os objetos. Uso ele em conjunto com o framework Gaia.

3- Wampserver

 O Wampserver é um WAMP bem prático de se usar. Conheço o XAMPP (uso ele no Ubuntu), sei que há várias vantagens nele e tudo mais, mas gosto do Wampserver por ser bem simples. É instalar e usar. Pronto.

LEIA TAMBÉM  Sobre o Mix Leitor D

4- Windows 7

Os programas anteriores estão disponíveis apenas para Windows (ou, em alguns casos, para Mac também). Sou praticamente “obrigado” a usar esse sistema por trabalhar com Flash. Felizmente, trabalho com a versão mais recente, o Windows Seven, do qual gosto muito.

5- Firefox

Para navegar na Web prefiro o Google Chrome, mas admito que o Firefox tem complementos que quebram (e muito) o galho. Como lido com o Flash, e preciso testar o site em várias resoluções, uma extensão que ajuda bastante é a Web Developer. Outra mão na roda é o Firefox Throttle, que permite que você simule vários tipos de velocidade de conexão para testar os preloaders do seu site.

6- FileZilla

Cliente FTP gratuito. É o que uso. Se você souber de outro melhor, poste aí nos comentários. 🙂

7- Café

Yes, sir. Não há nada melhor que parar um pouco, se levantar, sair do computador e tomar um bom gole de café. Tomo quatro xícaras de café preto toda manhã. Religiosamente. Não sei se ajuda muito, mas como gosto de um café bem leve e doce, acaba se tornando indispensável. 😛

Fim!

Pois bem, amigos. Fim da postagem! Espero que tenham gostado. 🙂

Agora indico o Jonnas Fonini (@fonini) e o Vinícius Lourenço (@ViLourenco) para passarem a brincadeira adiante. 😀

Curtiu? Então aperte o botão: