3D · Impressão 3D · Maker

Maker

De uns meses para cá dei vazão ao meu lado maker.

Em outubro comecei a usar uma impressora 3D. Desde então tenho operado ela: aprendendo a imprimir, experimentando, testando…

Impressão 3D e moldes

Anjo impresso em 3D, com a impressora Stella 2 ao fundo.
Anjo impresso em 3D, com a impressora Stella 2 ao fundo.

A princípio minha ideia era imprimir alguns objetos, em especial brinquedos, e vender na internet. Porém, vi que a lentidão para se imprimir objetos tornaria inviável, pouco competitivo. E então comecei a pesquisar.

Daí vi que o negócio mais adequado era gerar um molde de borracha de silicone a partir do objeto. Assim, a replicação seria mais rápida. Bem mais rápida. E poderia lançar alguns objetos e fabricar em casa – ou então gerar um molde para fundição.

Eletrônica e Arduino

Também já tive kit de Arduino no passado. Lá por volta de 2013, foi minha primeira experiência. Havia feito, usando um shield de LCD, a exibição de imagens. Ficou legal na época, e para um iniciante até fui longe. Mas não passei daí. Não mexi com soldagem, não fiz nada além do sketches que vi na internet.

Recentemente vendi um outro kit que tive. Arrependimento: hoje estou com uma ideia na cabeça e ele seria bem adequado. Vou procurar os componentes necessários e ver se dá negócio.

O movimento maker é isso: faça você mesmo. Maker é o artesão 2.0, podemos dizer assim. Dando sequência, posto novidades por aqui.


 

Curtiu? Então aperte o botão:
LEIA TAMBÉM  Tinkercad - enfim um programa 3D fácil de usar