Blog · Marketing · Negócios · Startups · Tecnologia · Web

Growth Hacking em 3 livros

Growth Hacking em 3 livros

De uma maneira rápida podemos dizer que growth hacking é a nova forma de se criar e lançar novos produtos.

Foi-se o tempo em que o VP de marketing se fechava em si mesmo, com uma verba, e decidia como investir no marketing de um produto já desenvolvido. Corria-se um risco grande de fracasso. Hoje, num mundo em que tudo muda a todo instante é mais inteligente ir desenvolvendo um produto aos poucos, vendo sua recepção junto ao público e fazendo-se o “ajuste fino” ao longo do caminho.

O surgimento do growth hacking tem relação com o ecosistema de startups do Vale do Silício. Não se havia muito orçamento para se investir em propaganda; daí era preciso se usar a criatividade.

Abaixo, listo três livros que tratam do assunto. Dois deles você encontra originalmente em inglês, e um deles já foi traduzido. A ênfase no inglês é que este assunto ainda é novidade por aqui. Vale a pena ler e ouvir de quem botou a mão na massa, em vez do “bel-pescismo” reinante no Brasil (leia-se: papo furado).

Tração. Domine os 19 Canais que Uma Startup Usa Para Atingir Aumento Exponencial de Sua Base de Clientes

Gabriel Weinberg (DuckDuckGo) e Justin Mares entrevistaram vários empreendedores, investidores, profissionais de marketing e programadores para ver quais dicas e truques eles usam ou usaram a fim de alavancar seus negócios. Tudo com pouco dinheiro.

O livro traz várias dicas. Eu já o citei aqui no blog mais de uma vez, e tenho ele aqui em casa todo marcadinho. É dividido em vários tópicos: SEO, SEM, engenharia como marketing, eventos… Bastante interessante.

O título original ganhou versão para o português em março deste ano.

LEIA TAMBÉM  Experimentando o Linux Mint 19

Growth Hacker Marketing: A Primer on the Future of PR, Marketing, and Advertising

Neste livro Ryan Holiday narra como ele “chaveou” do modo VP de marketing (na época ele trabalhava na American Apparel) tradicional para um estilo mais antenado com o growth hacking.

É um título bem introdutório, para quem está começando no tema e ainda está com a cabeça no jeito de se fazer marketing aprendido na academia. Em inglês.

Hacking Growth. A Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento Mais Rápido

Este é o “caçula” da família. É de abril de 2017 e foi lançado em português no fim do ano passado. Acredito que seja o melhor título em português no assunto.

Um dos autores do livro é Sean Ellis, que mantém um dos sites mais famosos do mundo sobre Growth Hacking. Ele também trabalhou colaborando em acelerar o desenvolvimento de empresas como Dropbox e Eventbrite. Ou seja, o cara manja!


Na página você encontra os links para compra na Amazon, e abaixo estão eles também.

 

Curtiu? Então aperte o botão:
Tagged: , , , ,