3D · Blender · Dicas & Tutoriais

Fazendo parafusos e porcas no Blender | Fácil e Rápido

Uma dica rápida e bem útil aqui, de um recurso do Blender que eu não conhecia.

Há um add-on, que já vem embutido com o Blender (porém desativado) chamado BoltFactory.

Com ele, é muito fácil fazer e modelar porcas e parafusos, evitando toda a complicação que é usar o Modifier Screw do Blender.

OK, modelar um parafuso ou porca, grosso modo, por si só não é tão difícil com o Screw. No entanto, você quer imprimir 3D. Então se você for modelar e não prestar atenção às proporções e ao jeito de encaixe, é muito difícil acertar.

Tentei fazer isso hoje e minhas peças (parafuso e porca) simplesmente não deram liga. Como não sou engenheiro ou coisa do tipo, provavelmente ficaria frustrado e limitado a modelos disponíveis na Web. Com o BoltFactory, não mais. 🙂

Porca e parafuso impressos em 3D e modelados no Blender
Porca e parafuso impressos em 3D e modelados no Blender

Ativando e usando o BoltFactory

Para ativar o add-on basta ir em Preferences | Add-ons. Busque por BoltFactory, daí marque o checkbox. Salve as preferências e então já pode voltar para o viewport. Abaixo, imagem do Blender 2.8:

Blender 2.8 com o BoltFactory ativado
Blender 2.8 com o BoltFactory ativado

Feito isso, você já pode adicionar um parafuso como adicionaria uma Mesh normal – ou seja, via Shift + A, ou via menu de busca, procurando por “Add Bolt”.

Por padrão ele adiciona parafuso. Para mudar para outro tipo, como porca, você tem que prestar atenção que há um menu no canto inferior esquerdo, referente a esse tipo de mesh, em que há configurações. Mudando o valor de Model para NUT, temos uma porca:

Mudando de parafuso para porca - BoltFactory.
Mudando de parafuso para porca – BoltFactory.

Legal, né? Se quiser ver mais opções – há muitas, como mudar a cabeça do parafuso e mudar para Philips -, recomendo o vídeo abaixo:


Curtiu? Então aperte o botão:
LEIA TAMBÉM  E-mail grátis com domínio próprio: usando Zoho Mail