Dicas & Tutoriais · Software · Tecnologia · Web

E-mail grátis com domínio próprio: usando Zoho Mail

ZOHO Mail

Existem ocasiões em que você pode lançar mão de uma hospedagem grátis e apontar um domínio próprio para ela. No entanto, a hospedagem de site é uma coisa; ter contas de e-mails com o mesmo domínio (ex.: fulano@dominioproprio.com) é outra.

Os mais antigos lembrarão que a Microsoft, via Hotmail, oferecia esse recurso gratuitamente. Porém ela desativou isso por volta de 2014. A opção seria pagar por um serviço de e-mails para tal recurso, e aí a melhor opção seria usar o G Suite da Google. Porém, criar e-mails com domínio próprio ainda é possível usando o serviço da Zoho Mail.

A Zoho Corporation é uma startup de matriz indiana, cujo produto principal é o Zoho Office – uma alternativa ao Office 365 e ao G Suite.

Para isso, você precisará comprar um domínio (lógico, duh!) e assinar o Free Plan da Zoho. Para isso, você tem que entrar no site da Zoho Email, escolher a opção “Business Email” e clicar em Sign Up Now. Na página seguinte, role até embaixo e selecione a opção Free Plan. Daí é seguir os passos apontado pela Zoho.

O plano grátis dá 25 contas de e-mail com até 5 GB de espaço para cada um – o que é mais do que o suficiente para a maioria dos casos.

Screenshot da caixa de entrada do Zoho Mail
Screenshot da caixa de entrada do Zoho Mail

Apontando o domínio

Eu tinha o domínio vorticeinternet.com comprado na Namecheap. Na guia do painel de administração tem a opção Advanced DNS. É por lá que você insere as entradas da Zoho, que serão fornecidas no passo a passo no momento do cadastro na Zoho.

O passo a passo é um tanto longo, meio chato até.Usuários avançados, curiosos ou persistentes, ou desenvolvedores Web não terão grandes problemas para configurar. Entendo que vale muito mais a pena do que configurar um servidor de e-mail em ambiente cloud: opções como Squirrelmail e RoundCube não chegam aos pés do Zoho Mail.

Opinião

Para quem quer ter um serviço de e-mail estilo Gmail, com domínio próprio e gratuito, o Zoho Mail é uma ótima opção.

É bem completo também. O Zoho já oferece uma interface em português, que, embora não esteja totalmente traduzida, atende mais do que o necessário. O princípio de funcionamento é similar ao Gmail, ou seja, tudo bem dinâmico e fácil de se usar.

Curtiu? Então aperte o botão:
Tagged: , ,