O pessoal do WordPress, CMS mais usado no mundo tanto para a construção de blogs como de grandes portais, lançou um aplicativo para uso em desktop.

Atualmente o app está disponível para sistemas desktop Windows (7+), Linux (tanto tarball como pacote Debian) e Mac OS X (10.9+).

Como tenho atualizado muito o blog recentemente e minha hospedagem deixa um bocado a desejar (barata e lenta) resolvi instalar para experimentar. E o resultado até agora é que estou bem satisfeito.

Imagem da tela do app WordPress enquanto crio este texto. #Inception :P

Imagem da tela do app WordPress enquanto crio este texto. #Inception 😛

WordPress com um editor descomplicado e boa performance

E vou dizer a razão por estar satfisfeito. É particularmente com um quesito: o editor de texto dele é muito melhor que o depressivo e aborrecedor TinyMCE usado no editor do navegador Web. O look and feel dele é o mesmo do Medium. Visual limpo e agradável, sem distrações.

É muito mais gostoso blogar nele. Adicionar imagens, alinhá-las e editá-las é muito mais prático e com um resultado melhor.

A performance ajuda a experiência. O app foi desenvolvido usando o Electron, o que significa a combinação do melhor dos dois mundos: tecnologias Web (HTML, CSS e JS) rodando num programa nativo.

Mas nem tudo são flores

Apesar de todos esses prós há também os contras. O aplicativo não conversa bem com plugins do WordPress. Por exemplo: no editor eu não tenho disponível as metaboxes do plugin Yoast SEO, que utilizo para otimizar o post para os buscadores. Resultado: tenho que acessar o meu blog na versão Web e otimizar por lá.

Outro problema é que o aplicativo depende do xmlrpc.php, que é usado pelo Jetpack. Ele é um arquivo do WordPress que dá brechas para ataques e na maioria das vezes recomenda-se desativá-lo.

Entretanto, as metaboxes padrão do WP estão por lá: categorias, tags, edição de slug, entre outros.

Instalação

A instalação é simples. No entanto, para atrelar o seu site/blog com o programa é preciso antes instalar o plugin Jetpack (desenvolvido pelo mesmo pessoal do WordPress) e associar à uma conta do WordPress.com

Meu veredito

Minha sugestão para você que ainda não experimentou o aplicativo e por isso está lendo este texto é: recomendo! Sério. Ele tem me ajudado muito – em produtividade, praticidade etc. Ficar longe das chucrices do editor padrão do WordPress é uma dádiva.

E é isso. Good bloggin’. (Y)