hospedagem de blog com domínio próprio

Foi-se o tempo em que se era preciso pagar por uma empresa de hospedagem para colocar seu site na internet com o seu domínio próprio.

Hoje há disponíveis serviços gratuitos e de qualidade onde você pode adicionar o seu site – vou me restringir apenas a 3 serviços. Eles oferercem performance, ou seja, velocidade de carregamento (não há nada pior que um site lento, tanto para os usuários quanto para os buscadores), além de praticidade, entre outras vantagens. No entanto, há também desvantagens.

2 serviços gratuitos de hospedagem para onde apontar seu domínio

 

1. Medium

Logo do site MediumO Medium é um site que se autodefine como plataforma para jornalismo social colaborativo. É possível apontar seu domínio para ele e ter várias vantagens, como o bom desempenho da plataforma, o networking com outros autores, além da despreocupação com infraestrutura.

A desvantagem fica por conta da falta de maleabilidade da plataforma: quer colocar banners de publicidade como o AdSense? Ainda não está disponível. Google Analytics também não, ainda. Migração também é complicado.

No entanto, se foca em obter audiência e publicidade para os seus posts o Medium pode ser a opção.

 

2. GitHub

Logo do site GitHub PagesO GitHub na realidade é um serviço de repositórios Git. Porém, ele também permite hospedagem de sites com domínio próprio, via GitHub Pages. Importante frisar que o serviço na realidade só trabalha basicamente com retorno de conteúdo HTML/CSS/JS estático – nada de rodar tecnlogias server-side como PHP ou ASP.NET.

Porém, se você quiser ter um blog, é possível usando o Jekyll, que tem boa performace, mas não é nenhum WordPress. Também esqueça outras coisas, como certificado SSL.

Se você é um entusiasta de novas tecnologias (o Jekyll usa tecnologia Node.js por trás, o que dá alta performance) e quer conhecer novos CMS o GitHub Pages é a alternativa.