Minha experiência com o programa de afiliados Amazon Associados

Semanas atrás comecei a fuçar a respeito de marketing de afiliados.

Caso você tenha caído nesse texto sem querer e não saiba do que se trata, o marketing de afiliados é uma forma de propaganda/venda que você pode fazer no seu site: colocando links ou banners de lojas que tenham programa de afiliados você pode fazer dinheiro quando um usuário, através do link/banner no seu site, efetue uma compra. Você ganha uma comissão por venda obtida.

Pois bem, o primeiro sistema de afiliados que resolvi experimentar foi o da maior empresa de e-commerce do mundo, Associados da Amazon.com.br.

No post vou fazer um breve resumo da minha experiência até agora usando ela aqui, neste blog WordPress.


Eu já era cliente da Amazon, e estava (estou) muito satisfeito com os serviços dela. Isso me fez ir à ela de maneira prioritária, ante outros programas de afiliados.

Achei tudo muito fácil de se fazer. O cadastro é desnecessário fazer, pois já tinha conta de cliente (comprador), então pude utilizá-la.

Logo ao fazer o login na conta de associados eu me deparo com um gráfico informando a minha situação (cliques, ganhos totais, etc.) Para obter links de produtos para inserção em uma postagem basta ir em Links de produtos | Links de Produto, no menu do topo do mesmo endereço. Nessa página aparece um campo, permitindo que eu busque por um nome de livro, autor ou ISBN:

Tela de busca por um livro - Associados Amazon.com.br

Tela de busca por um livro – Associados Amazon.com.br

Obtido o resultado desejado, basta clicar em Obter link. Ele irá para uma página contendo opções, como cores do banner e opção de borda. É possível obter três tipos de link: só texto, só imagem ou com ambos:

Obter Link de algum produto - Associados Amazon.com.br

Obter Link de algum produto – Associados Amazon.com.br

 

Na parte debaixo é gerado um código HTML, pronto para ser embutido em algum post.

Tudo muito fácil e prático. Os banners da Amazon são relativamente bonitos, com bom apelo para a compra, e a customização de estilo permite que eles não fiquem feio no seu site, independentemente da aparência do mesmo.

O ponto negativo – pelo menos até agora – é de que o Associados Amazon só permite a criação de banners para venda de livros físicos, ebooks e dispositivos Kindle, sendo que recentemente a Amazon passou a vender outros tipos de artigos na sua loja brasileira, como eletrônicos. Mas é o caso de aguardamos. 🙂

Taxa de comissão por venda da Amazon Associados

No site da Amazon Associados é possível encontrar em Relatórios | Anexo de taxas o quanto é possível saber o quanto a empresa paga por venda efetuada via link:

  • eReaders e Acessórios Kindle: 10%
  • Livros: 9%
  • Ebooks: 15%

Vale lembrar que esses dados são do instante em que escrevo. A própria página informa que eles podem ser alterados, devido à momentos de promoção, por exemplo.

Plugin WordPress

O editor de textos do WordPress tem a opção “Texto”, que permite a edição direta do conteúdo HTML de um post. Mas caso você não goste de mexer nesse editor a Amazon desenvolveu um plugin WordPress chamado Amazon Associates Link Builder, que facilita muito as coisas gerando um shortcode e adicionando ele diretamente no final do seu post.

Um shortcode nada mais é do que um código específico que “conversa” com a programação (backend) do WordPress, possibilitando realizar algum processo que é complicado demais de se realizar via editor, ou que envolva trabalho repetitivo, grande conteúdo etc., simplificando assim a vida e possibilitando enriquecer o post.

O plugin facilita muito a vida, embora eu não goste muito dele: ele retorna em inglês parte do texto – “Buy” em vez de “Compre”. Além disso, o plugin muitas vezes engasga no número de requisições: você faz uma busca e ele não retorna, pedindo para você voltar a tentar mais tarde – coisa que não acontece no site dos Associados Amazon. Chato.

Contudo, o plugin traz a facilidade e a comodidade de poder gerar os anúncios diretamente do WordPress, sem precisar abrir outra aba, logar etc. etc.

Plugin WordPress Amazon Associates Link Builder (destaque em vermelho) - Amazon Associados

Plugin WordPress Amazon Associates Link Builder (destaque em vermelho) – Amazon Associados

Você pode reclamar que o shortcode com o produto da Amazon é sempre adicionado ao fim do post e não na posição do cursor. De fato, é uma limitação; entretanto o local mais recomendado para se inserir banners de publicidade (seja qual for o tipo) é mesmo no final do post, pois o usuário, terminando de ler o conteúdo, ao continuar rolando a página acaba por esbarrar o olhar num anúncio, aumentando assim as chances de conversão.

Eu pessoalmente prefiro ir ao site da Amazon Associados e gerar os anúncios de lá, pois entendo que o resultado e a experiência são melhores. Mas e você? O que achou do post? Dúvidas? Comente! 😉