Bem, caro visitante, este post não é assim tão original, você consegue encontrar dicas de como divulgar seu game (seja ele em Flash, foco do meu blog, ou em outras plataformas) em blogs, fóruns e portais estrangeiros. No entanto, gostaria de contribuir postando algo em português daquilo que aprendi até agora – que é muito pouco, admito, pois praticamente estou apenas começando – mas que pode servir de apontamento para quem está debutando na área e sonha em viver de games, focados em Web, como é o meu caso, e percebe que ainda há conteúdo incipiente ou muito disperso em português.

Pretendo fazer uma série de posts, pois colocar todo o conteúdo numa só postagem além de excessivo fica maçante. Vou começar discutindo sobre a ideia do jogo – onde me sinto mais à vontade, por ter formação em publicidade também.

O conceito

IdeiaPenso que para criar um jogo, se você é programador, é, primeiro, definir BEM o que será o jogo. É péssimo ter um estalo (o tal do insight – detesto esse termo) e querer sair programando. Aí corre-se o risco de se desiludir com a tal ideia até então genial e ficar frustado, ou então tentar adaptar uma nova ideia ao código já feito – o que tornará o código uma maçaroca e de infindáveis dores de cabeça.

Sendo assim, é interessante conversar. Apresente e pergunte às pessoas sobre a ideia. Elas podem colaborar ou advertir sobre o conceito, erros e acertos. Existe aquela máxima do Steve Jobs sobre inovação, em que se Henry Ford perguntasse aos clientes o que eles queriam, eles diriam “um cavalo mais rápido”. No entanto, se você não tem a intenção de fazer games de vanguarda ( 😀 ) seria interessante, também, fazer uma versão alpha/beta do jogo para demonstração da ideia, e assim esperar o feedback, como fizeram, de maneira extremamente bem-sucedida, os criadores do Minecraft.

No caso de games casuais e sociais em Flash um lugar bom para isso é o site americano Newgrouds. É um portal que nasceu como fanzine e reúne pessoal que faz música (muitas vezes disponibilizando elas para uso em games de maneira gratuita), ilustrações e, principalmente, games e animações em Flash. É nele também em que muitos outros portais pegam novos jogos, ajudando na distribuição.

Entre outros sites para isso temos os fóruns do Kongregate, do ArmorGames, ambos em inglês, e do PDJ (este, nacional). Pessoalmente, prefiro ir em fóruns estrangeiros, pois o feedback tende a ser mais rápido.

–X–

Enfim, é isso, sem muitas delongas. Espero ter ajudado e, ah, não percam às próximas partes. Antes de mais nada, se quiser mais sobre assunto:

Ver também: Parte 2 da série.