Garimpei muito na Web buscando um tutorial simples para o uso da biblioteca de física Box2D e que funcionasse no Flash. Encontrei códigos com formato antigo, que rodam em versões anteriores da biblioteca (ou em Flash Player anteriores), e principalmente pouco interessantes

Foi então que resolvi experimentar usar por conta própria o manual do Box2D, que tem um tutorial que, apesar de estar em C/C++, é muito didático. Adaptei o código para o Actionscript 3.0 e funcionou.

Para ver o programa funcionando usei a as3isolib, para geração de gráficos isométricos – a intenção é tornar visível o funcionamento. Porém, você pode usar o próprio trace() do Flash para exibir a posição da caixa que cai sobre um piso e dá uma leve quicada. Mais detalhes sobre o código veja no tutorial do manual.

[as3]
package{
import flash.display.*;
import flash.events.*;
import Box2D.Dynamics.*;
import Box2D.Collision.*;
import Box2D.Collision.Shapes.*;
import Box2D.Common.Math.*;
import as3isolib.display.primitive.IsoBox;
import as3isolib.display.scene.IsoScene;

public class Main extends Sprite{

public var world:b2World;
public var groundBodyDef, bodyDef:b2BodyDef;
public var body, groundBody:b2Body;
public var groundBox:b2PolygonShape = new b2PolygonShape();
public var dynamicBox:b2PolygonShape = new b2PolygonShape();
public var fixtureDef:b2FixtureDef = new b2FixtureDef();
public var timeStep:Number = Number(1 / 60);
public var velocityIterations:Number = 6;
public var positionIterations:Number = 2;

/*objetos as3isolib – se não quiser baixar a biblioteca você pode usar o trace() para exibir a posição da caixa*/
public var scene:IsoScene = new IsoScene();
public var groundIso:IsoBox = new IsoBox();
public var bodyIso:IsoBox = new IsoBox();

public function Main() {
stage.scaleMode = StageScaleMode.NO_SCALE;

// função que fará tudo se mover
stage.addEventListener(Event.ENTER_FRAME, update);

/* CÓDIGO BOX2D */
// criação do ambiente
world = new b2World(new b2Vec2(0, -10), true);

// criação do chão, onde a caixa irá cair
groundBodyDef = new b2BodyDef();
groundBodyDef.position.Set(250, -50);

// adicionando o corpo ao ambiente
groundBody = world.CreateBody(groundBodyDef);

groundBox.SetAsBox(50, 10);

groundBody.CreateFixture2(groundBox);

// a caixa que cairá
bodyDef = new b2BodyDef();
bodyDef.type = b2Body.b2_dynamicBody;
bodyDef.position.Set(250, 50);

body = world.CreateBody(bodyDef);

dynamicBox.SetAsBox(1, 1);

fixtureDef.shape = dynamicBox;
fixtureDef.density = 1;
fixtureDef.friction = 0.3;
fixtureDef.restitution = 0.1;

body.CreateFixture(fixtureDef);
// -X-

/* CÓDIGO AS3ISOLIB – NÃO ESSENCIAL */
// gráficos do chão
groundIso.setSize(50, 50, 10);

bodyIso.width = 10;
bodyIso.length = 10;
bodyIso.height = 10;

scene.hostContainer = this;
scene.addChild(bodyIso);
scene.addChild(groundIso);
// -X-
}

public function update(evt:Event):void {
// executando a ação física
world.Step(timeStep, velocityIterations, positionIterations);
world.ClearForces();

groundIso.x = groundBody.GetPosition().x;
groundIso.z = groundBody.GetPosition().y;

/* CÓDIGO AS3ISOLIB – NÃO ESSENCIAL */
bodyIso.x = body.GetPosition().x;
bodyIso.z = body.GetPosition().y;

scene.render();
// -x-
}
}
}
[/as3]