Sou cliente da Avast, usando o antivírus Avast Internet Security há mais de quatro anos. Minha opinião usando o antivírus ao longo desse tempo é de que, mesmo ele não sendo considerado a melhor solução antivírus do mercado, entendo que tenho ótimo custo/benefício com a solução: nunca tive problemas graves de segurança usando Windows – do Win7 ao Win10 de hoje.

Hoje recebi um e-mail da Avast me sugerindo experimentar o seu mais novo lançamento, o Avast Cleanup Premium, seu utilitário para limpeza de PC e melhoria de desempenho. A sugestão vem a calhar: como usuário de longa data do CCleaner, soube recentemente dos gravíssimos problemas de segurança envolvendo o software. Daí minha predisposição a experimentá-lo.


Interface

O Cleanup segue a mesma linha de design e usabilidade do Avast antivírus: aquele estilo intermediário entre o bom gosto e o visual de adwares dos primórdios dos anos 2000. Pessoalmente, não sou muito fã. Mas não tive problemas para realizar a tarefa de limpeza básica: o aplicativo logo me leva para a resolução. Entendo que é fácil, mas os ícones gigantes e desordenados me incomodam um pouco.

Tela inicial do programa Avast Cleanup Premium

Tela inicial do programa Avast Cleanup Premium


Perfomance

Achei ótima: ele relacionou quase 4GB de itens desnecessários a serem removidos, me dando a opção de poder ignorar alguns itens. A limpeza foi rapidíssima, infinitamente mais rápida do que a feita pelo CCleaner, por exemplo.

Tela de limpeza do lixo do sistema - Avast Cleanup Premium

Tela de limpeza do lixo do sistema – Avast Cleanup Premium


Recursos

O programa tem um bom leque de recursos: longe de querer atender a todas as possibilidades (limpeza de registro não é uma opção do programa, mas sim sua correção, por exemplo), existem atualmente a possibilidade de se fazer a remoção de arquivos inúteis, programas inicializados e rodando em segundo plano, cookies, entre outras.

É bastante completo, e não exige um grau avançado de nerdismo por parte do usuário, sendo muito bom para quem não quer esquentar muito a cabeça também com possível alterações indesejadas.

Resumo de possibilidades de otimização dada pelo programa.

Resumo de possibilidades de otimização dada pelo programa.


Preço

Estou atualmente com versão de testes (válida por 30 dias). No entando, mesmo para testar a Avast pede dados de pagamento (PayPal ou cartão de crédito.) A versão paga custa R$ 99/ano. Achei um tanto salgado o preço. Também lamentei não ter um desconto para clientes de longa data do antivírus da mesma empresa.

Existem alternativas gratuitas no mercado, como o próprio CCleaner, mas é aquilo: muitas vezes o barato sai caro. No entanto, vai de cada um. É importante notar que, caso você não tenha mais interesse no produto, você precisa cancelar sua assinatura na seção de cliente do site da Avast. Só a desinstalação do programa não basta. 😉

Resumindo…

Minha opinião final é de que o Avast Cleanup é um ótimo programa para quem pretende manter o PC em dia com a performance e a segurança.