Minha experiência com o programa de afiliados da Rakuten Marketing

Além do programa de afiliados da Amazon, eu também experimentei usar outro: o da Rakuten Marketing.

Ele não é tão fácil de se usar como o da Amazon: achei a usabilidade do painel de controle um tanto complicada; achei pouco intuitivo obter links como o Associados Amazon.

No entanto, nem tudo é desvantagem: a rede de afiliados é grande – você encontra lá a possibilidade de obter links e banners da Netshoes até o site de cursos on-line Udemy. A seguir uma visão mais detalhada a respeito, baseada na minha curta experiência.


Para começar, é preciso fazer uma conta ou o login na página principal do serviço. Feito isso, logo de cara você é apresentado ao dashboard do sistema, que é parecido com o da Associados Amazon. Ele contém uma visão geral da sua situação: impressões obtidas, cliques, comissões, entre outros.

Obtendo os primeiros links

No dashboard, é preciso ir em LINKS | Obter Links para se buscar por anunciantes ou obter links dos anunciantes, caso já existentes/atrelados à sua conta. Aqui vai a minha primeira crítica ao serviço quanto à usabilidade: o campo de busca me parece meio escondido do olhar do usuário (lá no canto superior direito), discreto, e os filtros são um tanto quanto ordinários. É um tanto difícil filtrar resultados da busca – quando busco, simplesmente tiro os filtros e vou apenas buscar pelo nome.

Encontrando o anunciante desejado você pede para se associar. Já associado, você consegue obter os primeiros links, detalhes do programa, entre outras.

Tela de obtenção de links de um anunciante do qual estou associado, com uma lista de promoções do dia, no site da Rakuten Marketing. Clicando em "Obter Link" abre-se uma janela popup com o código HTML para inserção no site.

Tela de obtenção de links de um anunciante do qual estou associado, com uma lista de promoções do dia, no site da Rakuten Marketing. Clicando em “Obter Link” abre-se uma janela popup com o código HTML para inserção no site.

Grande quantidade de anunciantes, porém cada um de um jeito

Entretanto, aqui vai o meu elogio ao sistema: o número de anunciantes é enorme. Você encontra tanto empresas brasileiras como internacionais (a prevalência destas é maior).

Outra coisa que é importante salientar é que a relação anunciante-associado não é padronizada. Por exemplo: se associar ao anunciante Submarino foi praticamente instantâneo para mim; já a Udemy eu aguardei uma semana aproximadamente para obter o feedback do anunciante me dando permissão para anunciar seus cursos.

Além disso a Udemy, por exemplo, tende a ser mais “distante”: para obter links, é preciso ir na plataforma da Rakuten Marketing. Já o Submarino (e Americanas) tem uma relação mais próxima com o associado, enviando e-mails fornecendo planilhas com links e cupons de promoções e pessoas para se entrar em contato da empresa a fim de oferecer suporte via Skype.

É claro que aqui estou me atendo ao universo da plataforma – é claro que, por fora, a Udemy pode (deverá) ter serviços auxiliares dando maior suporte ao associado. Mas aí cada caso é um caso.

Em outras palavras, a Rakuten Marketing oferece uma plataforma unificadora, agregando várias e várias empresas ao redor do globo. É um intermediador, mas não espere nada mastigado.

Vale lembrar também de um quesito importante: as taxas de comissão não são iguais para todos os anunciantes. E também que há a participação da Rakuten no processo: se você for no programa de afiliados do Submarino direto (o oficial do submarino.com.br) verá que as comissões tendem a ser maiores do que usando o Submarino via Rakuten, uma vez que esta última também precisa ter suas receitas.

Resumindo…

Para resumir, eu vejo a plataforma da Rakuten como uma boa opção para unificar e ter acesso, com apenas um login, a vários anunciantes de forma centralizada. Ter vários anunciantes num só lugar é de uma praticidade a se destacar – já imaginou ter que fazer login em cada uma de várias plataformas e ter que cruzar várias informações e estatísticas, a fim de poder analisar como andam suas vendas, cliques, impressões etc. etc.? De fato, essa plataforma é uma facilidade e tanto. Porém, como demonstrei, há também seus pontos negativos, que, dependendo do ponto de vista ou do negócio podem atrapalhar significativamente ou não.

Confesso que tenho usado pouco esta plataforma. O uso aqui no blog se resume ao banner da Udemy, ali na barra lateral direita. Eu gosto mais de usar o Associados Amazon, acho mais prático e interessante citar livros correspondentes ao post no final do texto. Enfim, cabe ao associado analisar.

Crédito da imagem de destaque: montagem logo da Rakuten com desenho de vetor Projetado pelo Freepik