A saga do futebol nos videogames, dos primeiros games nos anos 80 até hoje

De uns 15 anos para cá, com a evolução da tecnologia dos videogames, possibilitando gráficos e processamento mais avançados, é difícil imaginar que os games de futebol um dia já foram assim:

RealSports Soccer (para Atari 2600), de 1983. Gostaria de saber o que eles viram de “Real” nesse jogo. 🙂

A era 4 bit e 8 bit: coadjuvantes

O exemplo acima se trata de um famigerado game de futebol para Atari. Repare nas limitações, tanto gráficas (a bola era um quadrado) como de processamento (os “jogadores” se movimentavam de maneiras repetitivas). Claro que para a época era um diversão e tanta, o máximo disponível para um console da família 4 bits. Mas os games de futebol estavam longe de serem um dos protagonistas da indústria dos games como são hoje. Afinal, jogos como River Raid e Enduro eram muito mais divertidos.

Depois desses exemplos do início dos anos 80, tivemos o surgimento dos videogames da geração 8-bit como o NES e o Master System. Com mais recursos gráficos, eles ofereciam esse “algo a mais”, mas nos quesito recursos, AI, entre outros, eles ainda deviam bastante. Poucos times (aqueles jogos para Master System com 6 times apenas…), jogadores fictícios, poucos campeonatos… enfim, embora melhorados, os games de futebol ainda ficavam no “banco de reservas”, perante opções melhores, caso dos games de aventura como Sonic.

Confesso que me lembro de poucos games de futebol para estes consoles. Se o leitor puder me ajudar serei grato. Se não me falha a memória ainda joguei um outro game para Master System, mas nem me recordo o nome – afinal, jogava-se pouco com fitas alugadas em videolocadoras. 😀


World Soccer para Master System. Numa tradução literal, “mundo do futebol”. Com oito seleções?  Que beleza…

Anos 90: primeiros sucessos

Depois desses dinossauros tivemos uma evolução substancial nos games para futebol.

Para Super Nintendo, vimos surgir, além dos primeiros FIFAs (em gráficos isométricos e também lançado para Mega Drive) tivemos o surgimento em 1995 do International Superstar Soccer Deluxe, que acredito que tenha sido o primeiro grande sucesso de um game de futebol. O ISS era em 2D (gráfico isométrico) porém compensava sendo um jogo realmente divertido, com vastos recursos: grande elencos, estratégias e formações manipuláveis, várias seleções e campeonatos, narrador, estádios, além de customização de uniformes, um verdadeiro must para a época. 😀

O game da Konami teve versões não-licenciadas lançadas aqui na América do Sul. É o caso do Campeonato Brasileiro 96 e do Ronaldinho Soccer 98, ambos “hackeados” do ISS original.

A “versão” em portunhol do ISS, Campeonato Brasileiro 96. 😉

Os primeiros games em 3D

Em meados dos anos 90 vimos surgir os primeiros games de futebol em 3D. Um jogo interessante (e que conheci) era o Actua Soccer, da extinta Gremlin. Tive esse jogo para PC (isso foi lá por 1997), e, apesar de ser rico em recursos, ser em português e de ser 3D, achava-o beeeem chato. Porém, fica aqui o registro dele pois acredito que ele tenha sido o primeiro game de futebol em três dimensões. Lançado para Playstation, Saturn e Mac, também.

Vídeo do Actua Soccer. Tive a versão só com seleções, e tinha até a do Zaire. A física maluca chamava a atenção.

Além disso, quem teve Playstation nessa época vivia numa relação de amor e ódio com o console, pois além dos jogos de futebol medíocres que surgiam – nulidades como Adidas Power Soccer 98 e Ronaldo V-Football, entre outros -, vimos surgir séries que estão vivas até hoje e disputam a atenção dos gamers do mundo inteiro: a série FIFA, da EA Sports, que hoje tem versão até para mobile, e Winning Eleven, da Konami, que depois seria rebatizado (?) para Pro Evolution Soccer. A discussão sobre qual série é a melhor não cabe numa postagem.

Bem, é isso. Bastante chão hein? Até a próxima.

Be Sociable, Share!

5 pensamentos em “A saga do futebol nos videogames, dos primeiros games nos anos 80 até hoje”

    1. Valeu Ronnie, achei sinistro aquele caso do Tecmundo, mas há também outros postos anteriores falando na história dos games de futebol (mais antigos ainda) abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.