Usando a mesa gráfica Wacom no Blender

Há uns três meses eu comprei uma mesa gráfica Wacom (modelo Bamboo Connect) e não poderia estar mais satisfeito: se antes eu sofria com as dores e limitações do mouse, tudo isso foi embora com o uso da mesa digitalizadora.

No entanto, ninguém é perfeito. Alguns softwares “empacam” com a mesa, não reconhecendo os cliques, como é o caso do programa TexturePacker (em que tenho que usar o mouse ou o botão do touchpad para os cliques – note que estou me referindo à versão Windows, não testei em outros sistemas).

Outro exemplo é o Blender 3D. O Blender no caso reconhece bem a mesa gráfica (cliques, movimentos etc.) mas a falta da roda do mouse na caneta (que, com o perdão do trocadilho, é a “mão na roda” do Blender, agilizando o zoom) atrapalha.

Um jeito para se virar

No início não teve jeito: espetava o mouse de volta quando queria usar o Blender. Mas com o tempo isso se tornou um saco e tive que me adaptar de vez. Aqui vai uma descrição de um jeito em que dei para poder usar o programa. Veja sou um usuário que apesar de conhecer o software, atalhos e recursos em geral, não uso profissionalmente ou para fazer ilustrações trabalhadas. Mas enfim, segue:

O Zoom

Para o zoom eu usava as teclas + e – para aproximar e se afastar respectivamente. Mas a caneta Wacom também tem um botão especificamente para isso (a parte mais baixa do botão, mais próxima da ponta, que se usa como efeito de roda do mouse), que é meio chato mas funciona no Blender.

Rolagem para as laterais

Para fazer a rolagem para as laterais, seguro as teclas SHIFT (para rolar para cima) e CTRL (para  rolar lateralmente), seguro o botão da caneta referente à rolagem e arrasto (pressiono a caneta na mesa). É complicado: três comandos ao mesmo tempo, teclado, botão da caneta e desenhar na mesa. Mas é assim.

Usando touchpad

Se você usa notebook (o que não é recomendável com Blender mas também não é nenhum escândalo) você pode tirar proveito dos botões do touchpad. Gosto de usar às vezes ele quando preciso clicar em algo minucioso (que pode fazer escorregar com a caneta).

Be Sociable, Share!

2 pensamentos em “Usando a mesa gráfica Wacom no Blender”

  1. Francisco, obrigado pela postagem. Estava em dúvida se comprava uma Bamboo Connect para usar com o Blender e agora já sei que posso fazer isso. Foi de grande ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.