Games na Web: como distribuir, divulgar e faturar – parte 2

Segunda parte dos posts voltados ao tema sobre Games na Web (a primeira está aqui). Este, sobre distribuição.

Divulgando

Apesar do que pode parecer, difundir o game na Web não é assim tão complicado. Você pode colocar o seu jogo em portais como o Newgrounds (onde outros sites de games “pegam” os jogos inseridos lá, ajudando a viralizar o game). Além disso, um site popular é o Kongregate, onde publicar um jogo é fácil (há um sistema, inclusive, que paga ao desenvolvedor o valor referente ao número de views que o jogo obtém).

Um serviço específico para distribuição é o FlashGameDistribuiton, que pertence ao FlashGameLicense (este último voltado a obtenção de patrocinadores).

Nesta página do blog da Mochimedia você encontra uma lista com vários portais para publicação.

Para obter grande visibilidade, no entanto, um grande negócio é enviar o jogo para o site ArmorGames. Além de contar com o sistema de patrocínios próprio o jogo obtém larga visibilidade, uma vez que o portal é um dos mais acessados nesse quesito (games Flash). Em um dia é possível obter milhares e milhares de visualizações. Um dado contra é que nem todo o jogo entra no portal: é preciso que eles considerem o jogo muuuito bom para isso. 😀

–x–

Fim de mais uma parte. Distribuir o game é bem simples. Muito mais difícil, no entanto, é desenvolver um jogo que atraia muita atenção (aka: game ótimo, bem desenhado e muito legal 🙂 )

Abraços e até a próxima!

Be Sociable, Share!

4 pensamentos em “Games na Web: como distribuir, divulgar e faturar – parte 2”

  1. olá…
    estou pensando em trabalhar com desenvolvimento de jogos, mas no meu caso é para computador e, pelo que vi, nesses sites que vc passou é somente para web. E para computador, vc sabe como posso distribuir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.