Meu ambiente de trabalho em 7 itens

Recebi do Goncin (@g0nc1n) a pendência de criar uma postagem acerca de sete itens que uso no meu ambiente de trabalho (voltado ao desenvolvimento Web).

A ideia é fazer um meme a respeito disso. Neste post do blog do Goncin você vê alguns que já entraram na brincadeira e outros que ainda foram indicados (como eu) para entrar no meme.

Como não quero quebrar a corrente, e não quero usar muitas palavras, tentarei ser o mais breve possível. Aí vai:

1- FlashDevelop

 É o que mais uso para programar os meus sites no Flash. Seu auto-complete é extremamente ágil, é possível editar arquivos AS3, AS2, XML, HTML e PHP, e compilar facilmente projetos simples em conjunto com o Flex SDK – dispensando, assim, precisar abrir o Adobe Flash. Recomendo para quem precisa programar ActionScript.

2- PSPad

Este conheci por indicação. Quando precisava lidar com várias coisas, como HTML, XML, CSS, JavaScript, jQuery e PHP (ufa), recorria ao versátil, porém pesadão, Aptana Studio. Substitui pelo PSPad, que é um editor “coringa”: leve, rápido e freeware, permite editar nessas linguagens e em várias outras. Uso ele com bastante frequência. Vale conhecer.

4- Adobe Flash CS5

Claro, se eu disse que trabalho com Flash era óbvio que este programa estaria na lista. Apesar de o pessoal descer a lenha no programa (inclusive eu) o uso de Flash na Web ainda será necessário por um bom tempo. Apesar de tudo, ele tem várias vantagens: é relativamente fácil desenhar os sites e animar os objetos. Uso ele em conjunto com o framework Gaia.

3- Wampserver

 O Wampserver é um WAMP bem prático de se usar. Conheço o XAMPP (uso ele no Ubuntu), sei que há várias vantagens nele e tudo mais, mas gosto do Wampserver por ser bem simples. É instalar e usar. Pronto.

4- Windows 7

Os programas anteriores estão disponíveis apenas para Windows (ou, em alguns casos, para Mac também). Sou praticamente “obrigado” a usar esse sistema por trabalhar com Flash. Felizmente, trabalho com a versão mais recente, o Windows Seven, do qual gosto muito.

5- Firefox

Para navegar na Web prefiro o Google Chrome, mas admito que o Firefox tem complementos que quebram (e muito) o galho. Como lido com o Flash, e preciso testar o site em várias resoluções, uma extensão que ajuda bastante é a Web Developer. Outra mão na roda é o Firefox Throttle, que permite que você simule vários tipos de velocidade de conexão para testar os preloaders do seu site.

6- FileZilla

Cliente FTP gratuito. É o que uso. Se você souber de outro melhor, poste aí nos comentários. 🙂

7- Café

Yes, sir. Não há nada melhor que parar um pouco, se levantar, sair do computador e tomar um bom gole de café. Tomo quatro xícaras de café preto toda manhã. Religiosamente. Não sei se ajuda muito, mas como gosto de um café bem leve e doce, acaba se tornando indispensável. 😛

Fim!

Pois bem, amigos. Fim da postagem! Espero que tenham gostado. 🙂

Agora indico o Jonnas Fonini (@fonini) e o Vinícius Lourenço (@ViLourenco) para passarem a brincadeira adiante. 😀

Be Sociable, Share!

7 pensamentos em “Meu ambiente de trabalho em 7 itens”

  1. Grande Chico! Agilidade é outra coisa. Seus clientes devem gostar =D

    Tirando os programas relacionados ao Adobe Flash, você tem praticamente o que eu tinha quando ainda utilizava Windows (o Chico não quis mencionar isso no post, mas o PSPad foi indicação minha 😛 ).

    Quanto ao café, faço minhas as suas palavras. Chego ao cúmulo de coar café preto em casa e depois me entupir de expresso aqui. Com um lembrete: copo descartável de suco de cafeteira e teclado NÃO COMBINAM, hehe.

    Um abraço, e até mais,

  2. Goncin,

    Valeu pela indicação no meme, hehe. Não sou muito especialista em fazer café (evito fazer, pois os meus geralmente ficam muito fracos), mas sempre que posso, não perco a oportunidade de beber um copo. Até quando o café da minha vó sai fortíssimo, ponho um toquinho de água para amaciar. 😀

    Valeu pelo coment, abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.