Padrões Web – os resultados não combinam entre os navegadores

Deve-se reconhecer que os plugins são necessários (em muitos casos) quando se está criando para a Web. Já existem padrões Web (pela W3C) que oferecem recursos destinados à criação de gráficos e animações; porém seus usos esbarram na deficiência de muitos navegadores em suportar os mesmos. Abaixo, seguem exemplos de algumas questões.

SVG

Vejamos por exemplo, o uso de SVG – sigla para Scalable Vectorial Graphics, uma linguagem XML usada para descrever gráficos em vetor, que pretende dispensar o uso de plugins para realização de gráficos e até animações em alta qualidade, usando JavaScript e CSS (se preferir).

Nos navegadores – versões do Internet Explorer (todas anteriores a 8, ou seja, os usados) não “renderizam” nativamente – para isso, é necessário um plugin como o Adobe SVG Viewer. O próximo IE 9 irá suportar. Chrome, Firefox e Opera são capazes de exibir, só que em partes.

O Chrome, graças ao seu potente motor de Javascript (o V8), executa animações bem. Acredito que deverá rodar bem no Safari e iPad, pois, como estes navegadores são baseados na template engine WebKit, então sem problemas. Porém, o mesmo não se pode dizer do Firefox, muito mais popular que o Chrome: ele não suporta todos os recursos pretendidos pelo padrão. Você pode ver isto testando este exemplo, que usa o elemento animation do SVG. Roda em Chrome, mas no Firefox, não.

Aí você vai dizer: basta usar o Javascript para animar em ambos os navegadores. Pois é, mas até na exibição (visual) os navegadores não batem: o Chrome exibe a imagem com fundo branco; o Firefox não. É uma pequena diferença? Sim, mas é uma diferença que faz toda a diferença.

Elemento <canvas>

O elemento canvas, novidade do HTML 5, pretende oferecer o recurso de exibição, edição e até animação de gráficos em duas dimensões e bitmaps. É uma boa. Porém, ainda há diferenças entre os navegadores neste item.

Nos navegadores – Esqueça nas versões antigas do IE (v. 8 e anteriores), que são as mais usadas. Testei no IE 8 e deu pau. Se a versão 9 suportará este elemento é uma incógnita. Há diferenças entre os navegadores também.

Testando o SketchPad, um baita editor de imagens que usa este elemento, notei diferenças entre o Chrome e o Firefox no uso de algumas ferramentas. E rodando este exemplo de “animação-game” (que simula um ambiente em três dimensões), houve diferenças: o Chrome executou fácil; já no Firefox fica uma carroça.

Clique para ampliar.

Nossa, que relevante… são pequenos detalhes. O que você quer dizer com esta postagem?

Lembro que, anos atrás, experimentei usar Javascript com SVG. Leve, rápido, padrão aberto, achava tudo isso demais. O problema era quando tentava executar nos navegadores: os resultados não batiam.

Daí passei a entender a existência de plugins como Flash Player ou Java: eles permitem, mesmo com todos os seus problemas, executar uma animação de maneira igual em todos os navegadores. O que pode ser crucial no caso de um webgame ou aplicativo RIA, por exemplo.

Por isso, teremos que conviver com estes plugins ainda por um bom tempo para lidar com estas diferenças.

Ruim com eles, pior sem eles.

Be Sociable, Share!

1 pensamento em “Padrões Web – os resultados não combinam entre os navegadores”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.