Mais sobre ActionScript 3.0 – programas, bibliotecas e dicas

Para reanimar um pouco este blog vou postar aqui algumas dicas de programas e de bibliotecas para quem programa/quer programar com ActionScript 3.0.

Programas

FlashDevelop – não conheço todas as IDEs para ActionScript, mas acredito que esta seja uma das melhores – senão a melhor. Ela automaticamente importa os packages de classes que você instancia, seu auto-complete é poderosíssimo, além de ser leve e permitir a compilação usando o Flex SDK (para configurar isso veja este tutorial).

Funciona em Windows (não sei se há versão para Mac, e não acredito que rode/possa rodar em Linux, uma vez que ele foi criado sobre o Microsoft .NET Framework – tentei emular e não deu certo).

Ambientes de Desenvolvimento para ActionScript – aqui segue uma lista com outros programas (e seus links) para programar em ActionScript.

Flex SDK – necessário ter caso queira compilar seus programas via FlashDevelop, entre outros. É opensource.

Tutoriais

Wikilivro em português – wikilivro sobre AS 3.0 hospedado no Wikilivros (da Wikipédia).

Tutorial do Mário Santos (em PDF) – parte 1 e parte 2 – talvez os mais populares tutoriais sobre AS 3.0 em português (de Portugal) da Web.

Bibliotecas

Você pode ver uma postagem minha antiga sobre algumas bibliotecas. Há sobre bibliotecas 3D apenas. Aqui vou indicar mais algumas bibliotecas que talvez não sejam tão conhecidas.

AS3ISOlib – biblioteca para geração de gráficos isométricos. A biblioteca é bem fácil de se usar e bem interessante. Ela foi feita para ser usada com o Adobe Flash apenas. Porém, mudando algumas propriedades de umas classes consegui fazer ela ser usada com o FlashDevelop (em outras palavras, mudei os objetos Vector, disponíveis apenas nos Adobe Flash CSx para Array, fácil. 😛 ).

JigLibFlashengine para simulação de física em 3D. Ela é ligada para fazer simulação usando em conjunto a biblioteca Papervision 3D, estritamente – mas há “plugins” para se utilizá-la em conjunto com Away3D, Sandy3D e outras.

O problema dela é esse: você não pode usá-la livremente (sem estar em conjunto com uma biblioteca 3D – você tem que estar atrelado a uma…). Os autores escreveram no blog deles que ainda pretendem mudar a arquitetura da biblioteca a fim de torná-la utilizável por qualquer outro modo – o que é uma boa notícia.

WOW 3D – outra engine de física em 3D. É baseada na APE, uma outra engine porém 2D. Esta aqui usa em conjunto a biblioteca Sandy3D para geração de gráficos 3D, apenas.

Be Sociable, Share!

3 pensamentos em “Mais sobre ActionScript 3.0 – programas, bibliotecas e dicas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.