Programas bárbaros – vol. 2 – PDF, Manutenção e Desenvolvimento

Depois de quase oito meses, resolvi blogar sobre programas novamente. A seguir a lista dedicada à comentar e recomendar alguns programas que podem ser úteis (são para Windows apenas – se houver versões de algum deles para Linux ou Mac, favor comentar).

Notação (padrão “revista Veja” de ranqueamento hahaha!)

Muito recomendado

Vale a visita

Pode ser útil

Mão na roda

PDFCreator – Para criar um PDF a partir de um arquivo (HTML, DOC, etc.), este é o programa. Basta clicar em “Imprimir” (no seu Word, navegador, ou outro programa) e selecionar a “impressora” PDFCreator. Gratuito.

Advanced SystemCare Free – eu recomendei este programa no volume 1 desta postagem 😀 . E ele está mais completo do que nunca: contém desde ferramentas para limpar o registro, desfragmentador de disco e memória RAM (para melhorar o desempenho do Windows) até utilitários para segurança e desinstalador de programas que não contém desinstalador (ele faz a remoção “na marra”). Enfim, só baixando para conferir tudo. Há muito mais.

FrostWire – não sei se é o melhor programa P2P para baixar músicas – e acho que não é mesmo. Tem que saber quais arquivos não são vírus. Mas uso ele quando quero baixar músicas. Fica aí a dica. 😛

TweetDeck – provavelmente o mais completo e fácil cliente para Twitter de se usar.

Foxit Reader – de longe o melhor leitor de PDFs que existe. Esqueça o pesadão e limitado Adobe Reader: com este aqui você pode fazer desde anotações em um PDF até mudar a cor de fundo e de texto.

Web design e Desenvolvimento

Notepad++ – muitos usam ainda o Bloco de Notas para fazer edições rápidas em arquivos HTML, CSS ou em programas PHP e ASP. Porém, o Notepad++ é um pequeno programa que faz esse papel do Bloco de Notas, de editor rápido e leve, mas muito melhor. Tem coloração de sintaxe, abas, opção de salvar sessão e até cliente FTP embutido. Tudo muito bem personalizável, de maneira gratuita e em português.

Aptana Studio – pesadona e lenta IDE, porém uma das mais completas, sem dúvida. Tem auto-complete até para biblioteca jQuery e para linguagem Python. Se alguém tiver sugestões de IDE semelhantes mas mais leves, poste nos comentários 🙂  

FileZilla – este aqui é para quem cria sites. Talvez o programa de FTP mais popular. Sei que há outros bons, mas conheci este e estou muito satisfeito com ele.

Segue aí a seleção. Se você quiser opiniar ou acha que poderia ser adicionado mais algum programa para as listas, adicione um comentário.

Be Sociable, Share!

6 pensamentos em “Programas bárbaros – vol. 2 – PDF, Manutenção e Desenvolvimento”

  1. Destes o único que nunca usei é o FrostWire (não sou fã de música no PC). Nos demais uso com mais frequência no Notepad++ (infelizmente não tem no linux, mas o Komodo edit faz a diferença lá) uma excelente ferramenta além de sua leveza 😀 Abraços!

  2. Olá, Francisco, belo post!Lá vão meus pitacos:1) Várias vezes tentei usar o Notepad++, e em todas elas achei-0 confuso. Por isso, até hoje não consegui largar o PSPad.2) Achei que o Aptana seria a salvação da lavoura PHPiana quando virou open source em agosto do ano passado. Ledo engano. Logo a seguir, eles abandonaram o desenvolvimento de seu promissor plugin PHP para adotarem, também, o PDT (particularmente, não gosto deste). Por estas razões, creio que a melhor IDE open source para trabalhar com o PHP, atualmente, seja o Netbeans, apesar da irritante falta de word wrap no editor de código.Um abraço,

  3. @Abraão Levi – hehe, acho q no Ubuntu até o Gedit já cobre bem o Notepad++! Mas quem manja de Ubuntu e do Wine roda o Notepad++ do Windows no Linux através dele, acredito.@Goncin – vou dar uma olhada nesse PSPad, parece bem completo.Abraços a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.